Sobre o Museu de Campo Grande

Campo Grande, situado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é um dos maiores bairros da América Latina, caracterizado por sua rica história e vibrante cultura. A preservação do patrimônio material e imaterial deste bairro é essencial para a manutenção de sua identidade, memória e promoção do desenvolvimento sustentável.

O patrimônio de Campo Grande também abrange tradições, festas, folclore, culinária, artesanato e manifestações culturais que refletem a diversidade e a riqueza da vida comunitária. Esse patrimônio intangível é o alicerce da coesão social, fortalecendo os laços entre os moradores e promovendo um senso de pertencimento e identidade coletiva. A valorização e preservação das práticas culturais, como as festas juninas, rodas de samba e feiras de artesanato, são fundamentais para manter viva a memória coletiva e para fomentar o respeito e a valorização da diversidade cultural.

A preservação do patrimônio material e imaterial de Campo Grande enfrenta desafios significativos, como o crescimento populacional acelerado, a urbanização desordenada e a falta de investimentos locais para a cultura. No entanto, esses desafios também abrem oportunidades para a mobilização comunitária, a implementação de políticas públicas eficazes e a criação de parcerias entre o poder público, empresas e sociedade civil. Iniciativas como a criação de museus comunitários, a realização de eventos culturais e a inclusão da educação patrimonial nas escolas locais podem desempenhar um papel crucial na proteção e promoção do patrimônio do bairro.

O Projeto Museu de Campo Grande; um inventário cultural de Campo Grande, a partir do seu Centro Histórico foi criado pela jornalista e produtora cultural Silvia Fernandes e tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. O projeto é um ato de respeito ao passado, um investimento no presente e uma garantia para o futuro. Ao valorizar e proteger o patrimônio, contribuímos para a construção de uma sociedade mais consciente de sua história, mais orgulhosa de sua identidade e mais comprometida com o desenvolvimento sustentável e inclusivo. O bairro de Campo Grande, com toda a sua diversidade e riqueza cultural, merece ter sua história e suas tradições preservadas para que continue a ser uma fonte de inspiração e orgulho para todos os seus habitantes.

Apoie e contribua com a iniciativa do Museu de Campo Grande!

Informações: (21) 98177-2039

Locais Registrados

Monumentos Históricos

Memórias de Campo Grande

Nossa Visão

Fortalecer e promover os laços entre os moradores, o senso de pertencimento e identidade coletiva através da valorização e preservação das práticas culturais do bairro

Nossa Missão

Fazer a preservação do patrimônio, suas tradições, festas, folclore, culinária, artesanato e manifestações culturais que refletem a diversidade e a riqueza da vida do bairro de Campo Grande

A Ficha técnica do Projeto :

• Coordenação: Silvia Fernandes
  • Assistente de Produção: Alan Castilho
  • Auxiliar Administrativo: Mônica de Castro
  • Site e hospedagem: Carlos Eduardo Salomão
  • Fotos: Helcio Peynado e Malu Ravagnani
  • Memorialistas: André Luís Mansur, Deca Serejo e Luiz Damásio.
  • Assessoria de Comunicação: EfeMais
  • Consultoria Audiovisual: Som das Cores