Os bondes entraram na paisagem de Campo Grande a partir de 1896, dois anos após a formação da empresa montada para operar os veículos. Nestes primeiros anos, os bondes foram usados principalmente para o transporte de capim entre a estação de trem de Campo Grande e a localidade de Santa Clara, na Estrada do Monteiro. O transporte de passageiros só começou em 1908 e, em 1917, os bondes começaram a ser eletrificados, com a ampliação das linhas: Campo Grande-Pedra de Guaratiba, Campo Grande-Ilha de Guaratiba e Campo Grande-Rio da Prata.
Os bondes faziam parte do Serviço de Transporte Rural (STR) e tinham a cor verde-escura. Eles duraram até 1967 e a Oficina de Manutenção dos Bondes, inaugurada na Estrada do Monteiro em 1917, permanece como testemunha histórica do transporte que fez parte de Campo Grande durante a maior parte do século XX. Lá funciona uma unidade da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana do Município do Rio de Janeiro). A maior parte dos trilhos dos bondes também ainda existe, coberta pelo asfalto.